Uma rosa jamais será um lírio.

Conheça uma grande história de amor, cheia de coragem e tristeza. Numa época de crise e mudanças históricas, Lady Oscar enfrenta um destino cheio de espinhos e esplendor…

Sinta o aroma e aprecie a beleza da Rosa de Versalhes!

Bara Wa Utsukushiku Chiru

Tema de abertura completo do anime Berusaiyu no Bara (ベルサイユのばら Berusaiyu no Bara), também conhecido como Lady OscarThe Rose of VersaillesLa Rose de Versailles ou ainda A Rosa de Versalhes (no Brasil):

O Destino da Rosa

A Rosa de Versalhes é um dos mais conhecidos títulos de mangás shoujo e uma franquia de mídia criada por Riyoko Ikeda. Foi adaptado em vários musicais Takarazuka Revue, bem como uma série de anime, produzido pela Tokyo Movie Shinsha (conhecida como TMS, que atualmente produz o anime Saint Seiya – The Lost Canvas) e transmitido pela rede de televisão de anime Animax e Nippon Television. A mostra permanece extremamente popular na Itália. O desenho dos personagens ficou por conta de Shingo Araki, Michi Himeno (ambos atuaram no anime clássico de Saint Seiya) e Akio Sugino.

A Rosa de Versalhes foca Oscar François de Jarjayes, uma menina que foi criada como um homem para se tornar o sucessor de seu pai como líder da Guarda do Palácio. Uma brilhante combatente com um forte senso de justiça, Oscar tem orgulho da vida que leva, mas torna-se dividida entre a lealdade da classe e seu desejo de ajudar os pobres da classe inferior oprimida. Também é importante para a história seus desejos conflitantes de viver a vida como uma combatente ou uma mulher normal, assim como seu relacionamento com Maria Antonieta, Conde Axel Fersen e seu servo e melhor amigo, André Grandier.

Possui elementos do gênero yuri representados na relação entre o Oscar e sua protegida Rosalie Lamorlière, a filha secreta da Madame de Polignac, cuja admiração por Oscar pode ser interpretada como uma a adoração de ídolos ou o amor romântico, vindo de sua possível bissexualidade. Muitas das senhoras da corte também adoram abertamente Oscar, a admiram e tornam-se muito ciumentas quando ela está com companhias femininas.

Em 1979, A Rosa de Versalhes foi lançado no Japão em anime como um total de 40 episódios (e uma recapitulação), que decorreu entre Outubro de 1979 a setembro de 1980. Além do Japão, a série também foi transmitida em vários outros países da Europa e da América Latina sob o título de Lady Oscar. O anime foi dirigido por Tadao Nagahama (episódios 1-18) e Osamu Dezaki (episódios 19-40), que trouxe uma abordagem cinematográfica da série. Shingo Araki foi o diretor de animação e designer de personagens, juntamente com Akio Sugino e Michi Himeno. Koji Makaino estava no comando da trilha sonora.

Há uma menos conhecida sequência chamada “Eikou no Napoleon” ou “A Glória de Napoleão.” Tem alguns dos personagens originais (Allain, Rosalie e Bernard) e é principalmente sobre o Império de Napoleão I da França.

Além disso, há também um episódio de cross-over da segunda série Lupin III que apresenta Lady Oscar. Lupin III foi dirigido por Hayao Miyazaki.

Os editores de Ikeda se opunham à sua ideia de uma biografia de Maria Antonieta e só a sua popularidade entre os leitores manteve A Rosa de Versalhes em publicação. Ikeda tinha lido a biografia de Stefan Zweig sobre Maria Antonieta na escola (os primeiros capítulos focaram a rainha), lançando-a como uma heroína de shoujo, e Du Barry como uma rival. Oscar foi criada como uma personagem secundária. Entretanto, Oscar eclipsou Maria Antonieta em popularidade e, devido aos comentários dos leitores, tornou-se a personagem principal.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: